Fonte da juventude

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Vem da China o kiwi, fruto de polpa verde, minúsculas sementes, sabor levemente ácido e casca peluda. Por sua composição nutricional, esse alimento ajuda a prevenir doenças respiratórias e síndromes intestinais, bem como insônia e alguns tipos de câncer, como de pulmão, fígado e intestino. Ele também age na prevenção do envelhecimento da pele e de doenças oculares.
Rico em fibras e fonte de sais minerais importantes, como cálcio, fósforo, magnésio e potássio, o kiwi se destaca pela elevada presença de vitaminas, como as do tipo C e E. Outro benefício se dá pela ação dos polifenóis e carotenoides, que atuam contra as doenças e no enriquecimento da alimentação.
Suas sementes têm ação antimicrobiana e antifúngica. Para aproveitar melhor seus nutrientes, a forma ideal de consumi-lo é in natura. “Nem todo o mundo sabe, mas a casca dele é comestível e contém ainda mais vitamina C e fibras do que o encontrado na polpa”, destaca a endocrinologista Janaína Koenen.
Por ser muito rico em açúcar, porém, o kiwi não deve ser consumido em excesso por quem tem diabetes ou esteja tentando perder peso. Também é contraindicado para pacientes em tratamento com anticoagulantes, por sua alta quantidade de vitamina K (que age no sangue).
Na cozinha, seu sabor diferenciado permite combinações diversas. “Ele pode ser usado em saladas verdes ou de frutas. Também em sucos e em sobremesas, como musse, torta, panqueca doce e o que mais a imaginação permitir”, completa a nutricionista Helena Ximenes.
Confira uma sugestão de receita com o ingrediente.

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